quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A Outra História Americana (American History X) 1998


Um filme que ja tinha ha um bom tempo e resolvi assisi-lo nesse fim de semana que passou.
A outra historia americana é mais um dos tantos filmes nacionalistas que a indústria hollywoodiana gosta de fazer. Mas o que faz American History X ser diferente?
Talves porque o filme não cai em um clichê que estamos acostumados e mostra que a terra da liberdade está longe de ser uma terra livre. O Racismo nos EUA chega ao extremo, principalmente no sul do país, provavelmente uma herança do início do século passado, onde existiam até mesmo sociedades como a Ku Klux Klan, que apoiava a supemacia branca. A Ku Klux Klan reapareceu, e o racismo cresceu bastante depois da exibição do filme The Birth of a nation (O nacimento de uma Nação) , um dos mais pupulares filmes do cinema mudo, exibido em 1915, o filme glorificava a escravatura e mostrava brancos linchando um negro de maneira aprovativa. Voltando a American History X, Edward Norton interpreta um líder de uma gangue neonazista que após ser preso pela morte de 2 negros, toma conciência de seus atos, e que tem como obrigação agora fazer com que seu irmão mais novo não tome esse caminho. Algo interessante, é que o filme vai se desenrolando ao mesmo tempo que assistimos aos flashbacks em preto e branco, algo clássico, mas que vai dando um bom ritmo ao filme, algo assim meio Lost.
E como dizia Martin Luther King: "Aprendamos a viver juntos como irmãos; caso contrário, vamos morrer juntos como idiotas."


Um comentário:

Unknown disse...

Excelente crítica. Provocou a vontade incotrolável de assisir o filme. Parabéns!