quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Hotel Rwanda ( Hotel Rwanda) 2004

Hotel Rwanda é um filme baseado em trágico fatos reais ocorridos nesse mesmo páis no inicio dos anos 90, portanto vou fazer um breve resumo do que levou a esses fotos ocorridos no filme.
Ruanda é um país africano localizado no centro do continente e proximo a Tanzania e Congo. Foi colonia da Alemanha até que com a derrota na 1ª gurra mudial o país foi entregue a Bélgica por ordem da Liga das Nações. O legado da bélgica foi muito mais duro que o da alemanha, e assim utilizando-se principalmente da igreja catolica, a classe alta de um grupo etnico conhecido como Tutsi era manipulado para reprimir o restante da população de maioria Hutus, outro grupo etnico predominante.
Por volta de 1960, o país foi dividido em Ruanda e Burundi e se tornaram independentes da Bélgica, nessa época Hutus radicais chegaram ao poder. Pulando alguns anos e conflitos a frente, em 1990 surgiram alguns conflitos politicos e economicos, e a Frente Patriótica Ruandesa, composta por milhares de Tutsi refugiados em paises vizinhos, começaram a lançar ataques contra o governo Hutu.
Em 1992 foi assinado um acordo de paz entre o governo e a FPR, foi quando em 1994 o avião em qu viajava o presidente de Ruanda é derrubado. Os hutus (no poder) atribuem o assassinado aos rebeldes Tutsis, e assim começa o genocidio em que mais de 500.000 pessoas forram brutalmente mortas, principalmente crianças, pois com isso os hutus estariam acabando com a próxima geração tutsi.
Bom.. vamos voltar ao filme.. o filme se passa em meio ao genócidio, e basicamente em torno de Paul Rusesabagina, intepretado por Don Cheadle (Crash, no limite) e sua a familia. Paul (Hutu) é gerente de um hotel de luxo em Ruanda, e tenta salvar sua familia (Tutsi)... Não irei entrar em muitos detalhes... Assistam ao filme. Choca em algumas cenas, mas vale a pena..
Um outro ponto tambem, é que o filme mostra o descaso do mundo com a situação de Ruanda durante a guerra, e que os líderes ocidentais alem de decidirem não fazer nada, ainda negam autoridade as forças da ONU, tendo como unica preocupação, tirar os cidadãos estrangeiros e deixar Ruanda a sua sorte.

Nenhum comentário: